"Os esportes são meios eficazes para promover a saúde, a disciplina e a honestidade"

MAIS EDUCAÇÃO

Para fazer a adesão ao Programa Mais Educação, é necessário preencher o cadastro no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec) 
EducaçãoEducação (Foto: Divulgação)
As escolas públicas de Educação básica, pré-selecionadas para o Programa Mais Educação, que ainda não entregaram o plano da educação integral tem até 26 de abril para enviá-lo. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo do programa é oferecer atividades pedagógicas em tempo integral aos estudantes.

As unidades de Educação Básica integrantes do Programa Mais Educação que desejam promover atividades em tempo integral receberão os recursos em cota única, por meio do Programa DinheiroDireto na Escola (PDDE). O valor que será repassado depende da análise do MEC com base no número de estudantes por escola.

Para fazer a adesão ao Programa Mais Educação, é necessário preencher o cadastro no Sistema de Informações Integradas de Planejamento, Orçamento e Finanças do MEC (Simec). Ao acessar o sistema com a senha da escola, informações como quantidade de estudantes que serão atendidos, atividades oferecidas, monitores necessários e o nome de quem vai coordenar o projeto devem ser cadastradas.

A Confederação Nacional e Municípios (CNM) reconhece: é importante que aqueles gestores em que o Município possui escolas passíveis de atendimento pelo Mais Educação solicitem a adesão ao programa e passem a garantir o aporte de recursos federais para a oferta da educação integral

Esporte e Cultura a serviço da Educação ( MAIS EDUCAÇÃO ), Como organizar a escola para receber esse Programa:

Olá, como vai essa força mestre! Conseguimos mais um ano de conquistas e muito sacrifício, não é mesmo? Aqui vai algumas dicas para você se organizar com menos sacrifício e mais prazer!
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC,
da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e
da Assessoria Especial da Presidência da República, esta última por meio do Programa Escolas-Irmãs.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao  processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens. O ideal da Educação Integral traduz a compreensão do direito de aprender como inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade e à convivência familiar e comunitária e como condição para o próprio desenvolvimento de uma sociedade
republicana e democrática. Por meio da Educação Integral, se reconhece as múltiplas dimensões do ser humano e a peculiaridade do desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens.


Mapeamento do desenvolvimento do trabalho educativo.
1º) Inicie em sua escola uma avaliação e um levantamento de sugestões com os educadores, a partir das seguintes questões:
− Qual a concepção que os educadores possuem de Educação Integral?
− A escola já oferece atividades para os alunos em turno inverso ao turno de aula? Quais são?
− Como são desenvolvidas essas atividades? Quais alunos frequentam essas atividades?
− Com quais recursos (humanos e materiais)?
− Quem desenvolve essas atividades? Com quem mais a escola poderia contar?
− São realizadas parcerias para o desenvolvimento dessas atividades?
− Como a escola organiza o ambiente escolar para o desenvolvimento dessas atividades?
− Como é a convivência na escola? Como será essa convivência com o desenvolvimento de um número maior de atividades? Como qualificar a convivência na escola?
− Se ainda não são desenvolvidas atividades de Educação Integral quais atividades poderiam ser mais adequadas? Como elas serão desenvolvidas?
2º) A partir da busca de respostas e do levantamento obtido, organize-as da seguinte forma:
a) concepções de Educação Integral;
b) atividades que a escola já realiza em turno inverso ao de aula, nos finais de semana e, ainda,  para enriquecer as aulas;
c) atividades que a escola poderia realizar em turno inverso ao de aula;
d) as parcerias estabelecidas com instituições externas à comunidade.
Exemplos: atividades pensadas para datas comemorativas; os grupos que já participaram de peças de teatro, jograis, apresentações culturais diversas; os grupos que utilizam o espaço da escola para práticas esportivas; a destinação de espaços paraencontros de grupos, para auxílio na realização das tarefas escolares; a abertura dos laboratórios de informática para uso dos alunos; as experiências de palestras e projetos empreendidos por instituições, voluntários,
universidades, ONGs; as projeções de filmes; as exposições artísticas e culturais, excursões e outras.
3º) Proponha um momento de reflexão e estudo com os educadores sobre o significado de Educação Integral; para isso, conheça as experiências por meio dos materiais distribuídos pelo
MEC e outras instituições.
4º) Proponha um momento de reflexão e estudo para repensar o projeto político-pedagógico da escola e para reescrevêlo, contemplando a concepção de Educação Integral adotado pela escola e descrevendo as atividades.
5º) Transforme essas experiências de reflexão e estudo em um momento de planejamento, por meio do qual, em linhas gerais, serão colocadas em prática as atividades de Educação Integral inspiradas nos macrocampos. O processo de reelaboração do projeto político-pedagógico contemplando a Educação Integral e a elaboração do planejamento prevendo as atividades, os responsáveis e coresponsáveis, quando, onde e com quais recursos essas atividades serão realizadas, permitirá que você e seu grupo de educadores reflitam sobre as atividades desenvolvidas na escola.

AMARGOSA SAI NA FRENTE: Mais escolas municiais serão atendidas pelo Programa Mais Educação em 2013

Mais escolas municiais serão atendidas pelo Programa Mais Educação em 2013


Mais três escolas municipais de Amargosa serão contempladas pelo programa Mais Educação, no ano de 2013. Ao todo serão beneficiadas seis escolas municipais, com diversas oficinas: Rosalina de Souza Bittencourt, Vivalda Andrade Oliveira, Edelvira Sales Andrade, Délia do Amaral Gonçalves, Dom Florêncio Sisínio Vieira, e Dinorah Lemos da Silva.
O Programa Mais Educação foi implantado em Amargosa desde 2011, com o intuito de sensibilizar e mobilizar ações nas escolas da rede municipal de ensino, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, de forma significativa.
As escolas para serem contempladas com o Programa, devem seguir pelo alguns critérios, exigidos pelo Ministério de Educação e Cultura: distorção idade/série, cadastrado na Bolsa família, baixa remuneração entre outros critérios.
Para o Secretário Municipal de Educação Eliezer Silva, o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para as Escolas, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças dos bairros, além de fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive. “Por isso, quanto mais escolas forem contempladas, melhor para os nossos alunos”, conclui.
O Programa
O Programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial n.º 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. O PNE apresenta como meta a ampliação progressiva da jornada escolar para um período de, pelo menos, 7 horas diárias, além de promover a participação das comunidades na gestão das escolas, incentivando o fortalecimento e a instituição de Conselhos Escolares.
O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Básica (SEB), por meio do Programa Dinheiro Direta na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para as escolas dos territórios prioritários. Compõe a proposta do programa: 10 macrocampos que apresentam cerca de 60 atividades, das quais cada escola escolhe cinco ou seis.  1. Acompanhamento pedagógico; 2. Meio Ambiente; 3. Esporte e Lazer; 4. Direitos humanos em educação; 5. Cultura e artes; 6. Cultura digital; 7. Prevenção e promoção da saúde; 8. Educomunicação; 9. Investigação no campo das ciências da natureza; 10. Educação econômica.

ESCOLAS QUE SERÃO ATENDIDAS PELO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NO ANO DE 2013
Escolas atendidas
Atividades desenvolvidas
Rosalina de Souza BittencourtKaratê, jornal escolar, percussão, hip hop, letramento, Programa Segundo Tempo.
Vivalda Andrade OliveiraEnsino coletivo de cordas, pintura, letramento, radio escolar, Programa Segundo Tempo.
Edelvira Sales AndradeLetramento, matemática, hip hop, rádio escolar e tênis de mesa.
Delia do Amaral GonçalvesCanto coral, fotografia, letramento, matemática, Programa Segundo tempo.
Dom Florêncio Sisinio VieiraDesenho, Percussão, grafite, fotografia, letramento, Programa Segundo Tempo.
Dinorah Lemos da SilvaVoleibool, Hip Hop, Banda Fanfarra, Letramento, Programa Segundo Tempo
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